História e Cultura de Paraty
Rua do Centro Histórico de Paraty RJ
Igreja de Santa Rita - Centro Histórico de Paraty RJ
Pousada Filhos da Terra em Trindade
         Em meados do ano de 1600 foi fundado o primeiro povoado de Paraty em torno da Igreja de São Roque. Após 40 anos os indios que viviam no outro lado do rio(Hoje o centro Histórico) foram expulsos e assim o povoado foi crescendo e no século XIX passou a ser muito importante para a econômia nacional, pois chegou a ser o segundo principal porto do Brasil e de onde saia o ouro das Minas Gerais para Portugal. Durante essa época, vários Casarões começaram a ser construidos.
         
        Com o fim do ciclo do ouro a cidade se manteve graças a produção da cachaça, considerada uma das melhores do pais.
       
        Algum tempo depois o porto de Paraty voltou ter bom movimento pois o café vindo do Vale do Paraiba era embarcado no município com destino a Portugal.
 
         A maior crise do município foi na época da abolição da escravatura no ano de 1888, pois o município perdeu o movimento em seu porto e a população que era de aproximadamente 16.000 habitantes caiu para menos de mil.
 

        Praticamente esquecida a cidade começou a se recuperar com a construção da Rodovia Rio Santos, que liga os dois principais centros econômicos do Brasil.  Isso aumentou o movimento na cidade e melhorou muito o acesso. Com isso o turismo começou a aparecer tamto pelas belezas naturais do local quanto por sua arquitetura em estilo colônial preservado. Hoje o município é visitado por turistas de todo o mundo.
 
No ano de 1966 a cidade foi reconhecida como Monumento Nacional.
       
Click para Ampliar
Atrações
Praias
Cachoeiras
Mapa
Centro Histórico
História
Dados Gerais
Informações Úteis
Como chegar
Eventos
Vila de Trindade
Ubatuba SP
Vilas de
Paraty RJ
Publicidade
Sites parceiros:
Mapa de Paraty RJ
Gastronomia
Hospedagem
Paraty Mirim
Saco do Mamanguá
Pouso da Cajaiba
Ponta Negra
Cunha SP
Trindade
Destinos relacionados
Sono